quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A escola e as novas tecnologias - o que muda e o que permanece virtualmente igual

Mesmo com todas as novas tecnologias e a necessidade de incluí-las no processo educativo, uma boa escola continua a ser o que sempre foi: acima de tudo, um espaço em que crianças e adolescentes se encontram, em um ambiente, regulado por adultos qualificados, que oferece proteção contra o mundo e em que todos são tratados com atenção e com respeito.



Essa exigência fundamental de boas relações humanas vale para qualquer tipo de escola, por maiores que possam ser as diferenças entre os princípios filosóficos e os valores, as concepções do papel da religião, da autoridade, as prioridades de ensino, em termos tanto de conteúdos como de métodos.



Cada escola possui seu jeito próprio de ser e de educar. Mas, para todas elas, não é mais possível ignorar as novas tecnologias, pois elas podem melhorar tremendamente a quantidade e a qualidade da educação oferecida. Do ensino curricular mais tradicional às formas mais "alternativas" de educar, qualquer escola só tem a ganhar com a introdução de recursos como os da informática e da Internet.

Fonte: Portal Educacional por Luca Rischbieter


Educação tecnológica no Brasil

A Educação Tecnológica  se refere a uma modalidade e conjuntos de metodologias de educação que visa formar o estudante a  desenvolver e utilizar mecanismos e equipamentos tecnológicos para a criação de produtos e serviços. Também visa aprimorar a formação crítica do aluno como cidadão e profissional. Os cursos tecnológicos são, na maioria, de nível superior.



No Brasil, considerando as principais escolas, a educação tecnológica é oferecida por instituições como o Cefet, o Senai e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia mantidos pelo governo federal. Esse nível de educação pode ser implementado como curso superior, nos quais são formados tecnólogos e, quando planejados como cursos técnicos,  como componente nos ensinos fundamental e médio.



A educação tecnológica se difere da educação técnica profissionalizante, a segunda modalidade se refere a cursos mais curtos destinados a formar profissionais para atividades muito específicas relacionadas aos modos de produção.

Fonte: Terra | InfoEscola por Fernando Rebouças

Carteira Informatiza | Desk One

Para acompanhar as tecnologias e as necessidades dos alunos do século XXI chegam ao mercado algumas opções de carteiras, a exemplo da Carteira Informatizada Desk One - produto da empresa Oppitz Soluções Tecnológicas - Grupo Cequipel, que na versão “dobrável” facilita a logística e a montagem do produto no local.



Apresenta em sua estrutura um terminal de computador ou um computador com sistema embarcado, monitor de LCD widescreen instalado em tampo escamoteável, chave com segredo e sistema liga/desliga acoplado ao tampo basculante. 

Fonte: Oppitz Soluções Tecnológicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário